quinta-feira, 24 de março de 2016

Novo semestre, novos caminhos...

Atualizar conteúdos, metodologias e recursos... assim nasce um novo semestre.
Fotojornalismo - ementa do PPC do curso:
'História do Fotojornalismo. Técnicas de registro fotográfico. O analógico e o digital no jornalismo. Gêneros do Fotojornalismo.  Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o texto.'


É claro que a ementa nos dá liberdade para trabalhar muito mais conteúdo, e atualizarmos é uma obrigação. 

Nosso conteúdo:


Apresentação dos conceitos e da história da imagem, da fotografia e do fotojornalismo ao longo do tempo, permeando os conceitos analógico e digital (contextualização com a época em que foram criadas e na atualidade e em que isso modifica o fazer jornalístico no papel e na internet).
Os dispositivos técnicos da fotografia (câmeras, lentes, flash, iluminação natural, técnicas de estúdio, recursos digitais).
Princípios da composição fotográfica e a prática do fotojornalismo.
Os processos de edição da manipulação digital e ética no fotojornalismo.
O fotojornalismo e sua importância documental.
A relação fotojornalista X redação.
A pauta e o uso de legenda.
Exercícios de reconhecimento de equipamento; De composição fotográfica;
Uso de iluminação artificial (flash e três pontos de luz) e diferentes ISO. Criação de miniestúdio para ensaios de editorias específicas.
Prática do fotojornalismo em eventos.
Prática em edição de fotojornalismo.
Elaboração de pauta fotojornalística e  legendas informativas.


Os objetivos da disciplina


Refletir sobre a importância da fotografia de imprensa
Relacionar os conceitos teóricos e a prática no fotojornalismo.
Possibilitar conhecer e diferenciar os processos analógico e digital da fotografia na imprensa e seu contexto histórico, que levou à alteração da prática na atualidade.
Possibilitar o domínio das técnicas, aplicadas à composição.


Metodologia

Disciplina com Wiki aulas, interativas, com exposições de professor e estudantes, uso de internet, datashow, vídeos.
Uso de textos suporte, em seminários individuais. 
Uso de plataformas interativas para postagem de material produzido (blog memorial)
Atividades práticas, exposições virtuais e uma exposição física, com certificação e concurso.

Avaliação

Diagnóstica, Processual e Continuada.
Seminários individuais com bancas avaliadoras em metodologia de avaliação colaborativa.
Exercícios contínuos  e exposições em wiki aulas dos blogs.
Exercícios de demonstração.

Comunicação contínua com a turma
Temos um grupo no facebook (fotojornalismo ufrb 2015.2) https://www.facebook.com/groups/151379118387980/

Nenhum comentário:

Postar um comentário